Morar em um condomínio, tornou-se o desejo de muitas famílias na hora de alugar ou comprar um ímovel. Além de trazer mais tranquilidade e segurança, os espaços para as crianças se divertirem e socializarem são indispensáveis para os pais.
Contudo, para viver em harmonia coletiva e evitar conflitos, é necessário ter algumas renúncias e sempre pensar no próximo. Afinal de contas, sabemos que existem diferenças e estar atento a todas as normas e práticas do condomínio é essencial para se ter uma convivência saudável.
Separamos algumas regras essenciais que vão te ajudar nesse processo e na qualidade de vida de todos os moradores ao seu redor. Confira cada uma delas no texto.
Conheça as regras do condomínio
Viver de acordo com as regras do condomínio, é sem sombra de dúvidas uma das normas mais importantes e se todos seguirem, a vivência será mais leve e tranquila.
Consulte sempre o Regimento Interno, um documento que estabelece todas as regras que condôminos, profissionais e visitantes precisam seguir para que haja uma excelente convivência, organização e respeito dentro do condomínio. Através dele é possível ver as normas de uso das áreas comuns, o que é permitido, o que deve ser evitado e o que é proibido.
Participe das assembleias
O principal motivo de participar das assembleias é tomar decisões e opinar nos assuntos debatidos. Então, sempre que possível, esteja presente e não tenha receio de expor o seu ponto de vista, afinal de contas se você paga o condomínio tem todo o direito de ajudar a criar as regras.
Conheça o síndico do condomínio
Ter um ótimo relacionamento com o síndico é muito importante, mesmo com a correria do dia a dia, quando ocorrer um problema você terá que contar com a ajuda desse responsável.
Cuide dos espaços comuns
Mesmo que haja profissionais responsáveis pela limpeza e organização dos espaços comuns do condomínio, você deve deixar tudo organizado após o uso. Isso vale para os parquinhos, quadras, área gourmet e praças.
Estamos cientes de que imprevistos acontecem, e caso você quebre algo, comunique o síndico, para que o reparo seja feito o quanto antes.
Se você notar que um espaço precisa de uma limpeza mais pesada, converse com os zeladores do condomínio e procure sempre deixar o local da mesma forma como foi encontrado.
Evite conflitos
Se você ver algum morador descumprindo regras, comunique diretamente o síndico, dessa forma você evita conflitos diretos. Afinal de contas, o síndico sabe abordar e orientar o inquilino da forma correta.
Conheça seus direitos e deveres
Conhecer os seus direitos e deveres dentro do condomínio faz parte da boa convivência e torna sua vida mais leve, pois através dessas informações você sabe até onde vão suas responsabilidades e obrigações.
Respeite os horários e evite fazer barulho
Uma das principais reclamações que acontecem nos condomínios/prédios é o barulho e gritaria fora de horário, ou som alto no local.
Para evitar que esse desconforto aconteça, fique atento e respeite o horário de sono dos outros moradores. Na maioria dos casos, a regra do silêncio absoluto ocorre entre às 22h e 7h, entretanto, os ruídos excessivos que incomodam podem, sim, ser reclamados a qualquer horário do dia.
Lembre-se de ter empatia, pelos outros moradores, muitas vezes há crianças, recém-nascidos, enfermos ou idosos que precisam de repouso e tranquilidade. Zele pela boa convivência sempre.
Respeite e sigas as regras do uso de garagem
Muitos condomínios reservam vagas de garagem para cada apartamento, respeitar a numeração evita diversos problemas. Se você já tem um local correto para estacionar seu veículo, não há necessidade de ocupar a vaga do outro proprietário, afinal de contas ele tem o direito e a autoridade do espaço.
No caso das vagas para visitantes, converse com o síndico do condomínio e conheça as regras de funcionamento para avisar quem for à sua casa. Assim, você evita futuras complicações e dores de cabeça.
Use os elevadores corretamente
Assim como qualquer outro local do condomínio, o elevador também possui regras para conscientizar os moradores e visitantes.
Conscientizar as crianças sobre as normas é essencial, principalmente para os pequenos que brincam com os botões e podem gerar danos ou prejudicar quem está à espera do equipamento para uma emergência.
Confira algumas prescrições para utilizar o elevador corretamente:
- Crianças devem estar sempre acompanhadas
- A porta não deve ser forçada
- Respeite a capacidade do elevador
- Não fume no elevador
- Não jogue objetos no vão do elevador
- Antes de entrar verifique se o elevador está parado
- Não force o botão do elevador
Para finalizar o conteúdo
Seguindo todas as normas citadas no decorrer do texto, as chances de ocorrer algum desentendimento são quase nulas. Lembre-se de sempre estar presente nas reuniões e ter uma voz ativa como morador, quando necessário, respeite o próximo e tenha empatia com seus vizinhos e os moradores.
Afinal de contas, todos ganham uma qualidade de vida melhor quando o objetivo é realizado em conjunto.
Quer realizar o sonho de morar em um condomínio?
Entre em contato com alguns dos nossos corretores e encontre o imóvel ideal para você viver com sua família.
Para mais conteúdos siga a SZaidan nas redes sociais. Nos vemos no próximo post.