Nessa época do ano é muito comum aumentarmos o gasto com a energia elétrica, pois a necessidade de refrescar os ambientes da casa se torna indispensável. Um ponto negativo é o aumento no valor da conta, no final do mês.
Mas será que é possível economizar nos gastos? Evitar desperdícios? Ter um consumo de energia limpa e ajudar o meio ambiente? A resposta para todas essas perguntas é sim, e neste conteúdo, vamos compartilhar dicas e truques para te ajudar nesses processos.
Afinal de contas o cuidado com o nosso lar vai além das limpezas, reformas, grades e muros.
Consumo de energia elétrica no dia a dia
Com os hábitos que criamos no dia a dia, nossa economia de energia elétrica acaba diminuindo e quando nos damos conta a consequência chega.
Mesmo com o verão chegando com toda força, é possível equilibrar o consumo e reduzir muito nossos gastos em muitas situações do cotidiano.
O primeiro passo é se perguntar se este consumo de energia realmente é um problema, pois muitas vezes, a troca de um aparelho elétrico foi necessária e consequentemente o gasto aumenta.
Mas se você tomou a decisão de gastar menos energia, fique atento não só aos aparelhos de casa, mas o modo como você os utiliza:
- Como no verão é quente, não há necessidade de ligar o chuveiro na energia.
- Ventiladores de ar ajudam a refrescar os ambientes e gastam menos energia elétrica do que os aparelhos de ar-condicionado.
- Uma vassoura e uma mangueira, são uma excelente opção para limpar as calçadas, pátios e ambientes externos. Então você pode deixar de lado os sopradores de ar.
- Dentro de casa, a mesma coisa. Não precisamos usar sempre robôs elétricos ou aspiradores de ar para limpar o piso. Passar um pano úmido, resolve o seu problema.
- Na cozinha, o consumo sem sombra de dúvidas também é grande, principalmente na hora de preparar os alimentos. Procure utilizar menos o liquidificador, forno elétrico entre outros aparelhos que tem um alto consumo.
- Abre as janelas de todos os cômodos da casa, durante o dia, e durante a noite use e abuse das luminárias que possuem lâmpadas econômicas.
Será que está na hora de trocar algum aparelho?
Outro ponto que fará toda a diferença na economia de energia elétrica, é substituir seus aparelhos domésticos, como: geladeira, lavadora de roupas e ar condicionado antigos por novos.
Os modelos mais atuais, possuem um sistema de funcionamento econômico e também duradouro. Faça o teste e veja o quanto seu orçamento mensal irá diminuir.
Já os computadores, que utilizamos para trabalho e estudo, é um dos grandes vilões quando o assunto é economia de energia elétrica. Por ser um aparelho necessário, verifique se não está na hora de trocar o modelo, que possui maior armazenamento de energia e economia de luz.
Uma ótima alternativa para substituir os notebook e computadores, na hora de realizar as tarefas mais simples, é utilizar o tablet. Os modelos atuais são econômicos e armazenam mais energia em sua bateria.
Sistema de placa solar
Depois de economizar bastante nos gastos com energia elétrica, um ótimo investimento para se fazer é apostar no sistema de placa solar, que produz uma energia limpa para sua casa.
O investimento não é nada pequeno, a grande vantagem é o custo-benefício a longo prazo, que compensa demais.
Gostou do conteúdo?
Agora que você já sabe como economizar energia elétrica, não tem mais desculpas para se assustar com o valor da conta no final do mês.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura e nos vemos no próximo post. Se você curtiu o conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais Instagram e Facebook.