Alugar um imóvel, é um processo que exige bastante atenção e amparo tanto para o proprietário quanto para o inquilino, desde a hora de formalizar um contrato, até a vistoria do apartamento ou casa.
Existem outros detalhes muito importantes que devem ser levados em consideração nesse momento. Muitas vezes, procurar a ajuda de uma imobiliária vai diminuir suas dores de cabeça e prevenir alguns desconfortos, como por exemplo: calotes, processos irregulares, cobranças, documentação, reparos no imóvel e entre outros detalhes.
Confira neste texto o passo a passo, para poder alugar um lar de maneira prática e segura.
Alugar um imóvel exige uma boa apresentação
Para alugar um imóvel, é muito importante manter uma excelente aparência e por lei a casa ou apartamento deve ter condições de habitabilidade, em outras palavras, ele deve estar em boas circunstâncias para quem pretende alugar.
Enquanto a propriedade não é alugada, a manutenção precisa estar em dia e o local deve ser mantido limpo. Principalmente se possui jardim, grama e piscina.
Quem não é visto não é lembrado
Hoje em dia quem não está nas redes sociais dificilmente consegue alugar o seu imóvel e atrair clientes.
Por isso é muito importante tirar fotos dos ambientes, corretamente, e que vão favorecer os cômodos. Procure arrumar os detalhes antes de fotografar, garanta que a iluminação esteja excelente e de preferência utilize a luz natural. Na área externa e na garagem, lembre-se de mostrar o espaço completo.
Outro ponto que faz toda a diferença é cobrar um valor justo no imóvel, por isso contar com a ajuda de um corretor e uma imobiliária se torna indispensável. Dessa maneira você não comete erros e tem grandes chances de conseguir uma locação rápida.
Facilite a visitação: na hora de alugar o imóvel
O locatário cria uma expectativa quando tem interesse em visitar o imóvel, e facilitar esse processo na maioria das vezes vai garantir a locação.
É bastante comum, como prática de segurança, deixar uma cópia da chave na imobiliária para deixar o imóvel disponível para visitas agendadas e evitar complicações para o proprietário.
Se a casa ou apartamento for localizado em um condomínio, é necessário que um pré-cadastro seja realizado na portaria para trazer mais segurança no processo de visitação.
Esteja aberto para negociação
Quando você pretende alugar um imóvel, para facilitar a negociação é preciso estar aberto para algumas possibilidades como por exemplo: mudança na data de recebimento, tipo de garantia e entre outros detalhes.
Temos que concordar que um locador disposto a negociar, tem mais chances de alugar o estabelecimento é maior, pois o inquilino se sente mais ouvido e seguro.
Nessa hora, se o seu imóvel estiver cadastrado em uma imobiliária esses procedimentos e os acordos são realizados pelo corretor, que se torna um mediador entre o locatário e o inquilino.
Fechando o contrato
Agora, que o imóvel está na etapa final para alugar, é imprescindível se atentar aos últimos detalhes e levar certos pontos em consideração. Confira eles a seguir:
-
Preço do aluguel
-
Tempo de vigência do contrato
-
Garantia e eventuais penalidades
Os reajustes e cláusulas são feitos anualmente baseados no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, que é o índice usado como referência nos contratos de aluguel. Caso ambas as partes (inquilino ou locatário) concordem com outro tipo de reajuste, é obrigatório descrever no contrato.
Esteja ciente dos gastos
Quando o imóvel está sob a administração de uma imobiliária, é comum que o primeiro aluguel seja repassado integralmente para ela. Isso serve como forma de pagamento pelos serviços oferecidos anteriormente ao aluguel. Depois disso, em média é cobrado 8% do aluguel e dos encargos – se a imobiliária também administrar o pagamento do IPTU e condomínio, por exemplo.
Os gastos com o IPTU e condomínio são designados para o inquilino, confira mais detalhes sobre esse assunto na nossa matéria, “ IPTU do imóvel alugado, quem deve pagar? . As despesas extraordinárias, como por exemplo obras de condomínio, que valorizam o imóvel são responsabilidade do dono da propriedade.
Se houver problemas no imóvel, durante o período de vigência do contrato de aluguel, como um vazamento, o proprietário só deve pagar se for comprovado que o problema era anterior à locação do inquilino. Se por imprudência ou mal uso, o inquilino quebrou alguma estrutura do imóvel, esse dano deve ser pago integralmente por ele.
SZaidan te ajuda a alugar um imóvel
Agora que você já leu nosso conteúdo e tirou todas as dúvidas sobre alugar um imóvel, procure a Szaidan para te ajudar nesse processo.
Entre em contato com nossos corretores e acompanhe nossa imobiliária nas redes sociais Instagram e Facebook.